PÓS-GRADUAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL – DI


INSCRIÇOES ABERTAS

Valor: R$50,00
Local: Secretaria do IMES Catanduva
Início das Aulas: Maio de 2011
Vagas Limitadas

 “As escolas têm que encontrar uma maneira de educar com êxito todas as crianças, inclusive as que tem deficiências graves”.
(Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU)

             As educação caminha para se tornar cada vez mais inclusiva às diferenças e atender às especificidades de todos os alunos. As qualificações necessárias para a produção desse ensino e aprendizagem geram uma procura por professores especializados em educação especial. Por meio de reflexões e novas metodologias, o curso proporciona técnicas, métodos e recursos educativos para atender às necessidades dos alunos especiais.

Inclua esta especialização em seu currículo com o menor custo da região.

Duração do Curso: 18 meses
Aulas aos Sábados:
das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30
Investimento: 18 parcelas de R$ 295,00
Público-Alvo: formados em Pedagogia ou curso Normal Superior
Carga Horária: 600 horas


Objetivos Gerais:
Propiciar especialização profissional e condições para a formação continuada de educadores em Educação Especial.

Objetivos Específicos:
• Apresentar referenciais teórico-metodológicos a respeito educação inclusiva, como parte integrada da educação regular;
• Propiciar subsídios para compreensão do processo e das articulações entre os o aluno, a escola e a família;
• Propiciar conteúdos teóricos e práticos, contribuindo para o
aprimoramento de profissionais que buscam a melhoria no processo ensino-aprendizagem, e no desempenho escolar das pessoas com necessidades educacionais especiais;
• Examinar, discutir e analisar a política brasileira para a educação inclusiva;
• Identificar o processo de exclusão educacional do portador de
necessidades educacionais especiais no contexto da diversidade social;
• Aplicar pressupostos teóricos da prática educativa na área de educação inclusiva-deficiência intelectual;
• Refletir sobre a construção do conhecimento e a diversidade na aprendizagem;
• Aprofundar o conhecimento das características de aprendizagem de indivíduos com necessidades intelectuais, criando condições para educador propor ações;
• Intensificar o papel do educador no tocante às práticas pedagógicas em suas diversas dimensões, viabilizando a ressignificação de métodos, técnicas e recursos no cotidiano da escola inclusiva;
• Propiciar condições para que os educadores lancem novos olhares sobre os pressupostos que embasam os paradigmas da Educação Especial/ Inclusão.

GRADE

Módulo I- Formação Básica
Educação Inclusiva: Abordagens e Tendências- 50 horas
Políticas Públicas e Educação Especial no Brasil- 50 horas
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem- 20 horas
Currículo e Projeto Pedagógica na Diversidade- 20 horas
Bases Filosóficas da Educação Especial- 30 horas
Metodologia Científica- 30 horas

Módulo II – Formação Específica em Deficiência Intelectual
Escola e Família na Educação Inclusiva – 50 horas
Deficiente Intelectual e a Profissionalização – 50 horas
Ensino e Aprendizagem do Deficiente Intelectual – 50 horas
Processos Avaliativos do Ensino e Aprendizagem do Deficiente
Intelectual – 50 horas
O Lúdico e o Ensino do Deficiente Intelectual – 50 horas
Transtornos Globais do Desenvolvimento (autismo e síndromes
associadas) no Cotidiano Escolar – 50 horas
Estágio Supervisionado – 100 horas

DOCENTES

  • Elizabeth Abelama Sena Somera
    Graduada em Pedagogia Plena pela Faculdade de Educação da atual Universidade Bandeirante de São Paulo (1974) – Habilitações: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional; Pós-Graduada com Mestrado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Marília (1999) e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Araraquara (2004). Atualmente é Coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico-Educacional da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Docente dos Cursos de Especialização lato-sensu na área da Saúde (Didática; Metodologia da Pesquisa Científica). É docente dos cursos de pós-graduação lato sensu do SENAC-São José do Rio Preto Preto (disciplina EaD em Metodologia da Pesquisa). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Docência Universitária (Graduação e Pós-graduação), Gestão Escolar, Supervisão Clínica e Institucional em Psicopedagogia.
  • Maria Sílvia Azarite Salomão
    Possui doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2011), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Atualmente é docente do Instituto Muncipal de Ensino Superior de Catanduva e docente da Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva/FIPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Gestão Educacional e Formação de profissionais de Educação.
  • Paulo Celso Pereira
    É psicólogo graduado pelo Curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP; também é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos – FADISC. Tem Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Está cursando o Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É funcionário público junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, onde exerce a função de Psicólogo Judiciário e professor do Curso de Psicologia do Instituto Municipal de Ensino Superior – IMES Catanduva,na cidade de Catanduva/SP.
  • Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
    Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva (1973), mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Iniciou suas atividades no ensino superior, no ano de 1980. Aposentou-se pela UNESP de São José do Rio Preto. Foi Coordenadora do Curso de Letras do IMES/FAFICA e, em 2003, passou a exercer as funções de Diretora de Graduação do IMES/FAFICA. Atualmente, é professora de Prática de Ensino da Língua Portuguesa, no Curso de Letras e de Lingüística e Alfabetização, no Curso de Pedagogia da FAFICA. No Centro Universitário Dr Edmundo Ulson-UNAR, exerce a função de Coordenadora de Pós Graduação. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, discurso, leitura e produção textual. Elabora material didático para o EAD, PDI, PPI e Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação, inclusive, tecnológicos.
  • Eliane Aparecida Campanha Araújo
    Possui graduação em Formação de Psicólogos pela Universidade Metodista de Piracicaba (1984) e Licenciatura em Psicologia (1983) pela mesma Universidade; mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995); doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2001); pesquisadora PRODOC/CAPES (2003 a 2007) junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e bolsista pós-doutorado FAPESP (2007-2009) junto ao LAPREV/Departamento de Psicologia da UFSCar – linha de pesquisa: Intervenções Preventivas com Populações de Risco e/ou Especiais. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: adultos com deficiência mental, intervenção com famílias especiais e/ou de risco, violência intrafamiliar (violência contra a mulher e a criança), planejamento e avaliação do ensino, planejamento da vida futura, formação para o trabalho e programas de suporte na comunidade.
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